• 21/02/2018
  • Lockey

5 melhores formas de colocar o seu imóvel para alugar



Alugar um imóvel pode parecer algo simples, mas nem sempre o proprietário tem o conhecimento sobre os detalhes de como esse processo funciona. Além disso, nem todos sabem quais são as melhores formas de colocar o imóvel para alugar.

Vale lembrar que, dependendo da forma escolhida, será exigida certa dedicação para que esse trabalho seja feito da melhor maneira possível, sem maiores problemas para nenhuma das partes envolvidas. Afinal, será preciso estar disposto a lidar com os interessados em visitar o imóvel, além de saber muito bem como funcionam as questões contratuais para que tanto locador quanto locatário não saiam prejudicados nesse acordo.

Sabemos que, mesmo decidindo colocar seu imóvel para alugar, o proprietário continua zelando por ele e, com certeza, não quer fazer mau negócio! Para ajudar nesse desafio, listamos a seguir as 5 melhores formas de colocar o imóvel para alugar. Acompanhe conosco!

1. Imobiliárias

Uma das formas mais comuns de se colocar o imóvel para alugar é solicitando a intermediação profissional de uma imobiliária. O processo de disponibilizar o imóvel para locação dessa forma não tem muito segredo.

Obviamente, cada imobiliária têm as suas particularidades, mas, normalmente, basta realizar o contato demonstrando o interesse. Além disso, será preciso disponibilizar as chaves para vistoria do imóvel e para as visitas que, em geral, não são acompanhas por um corretor. O interessado no imóvel precisa deixar um documento na imobiliária para ter acesso às chaves e, assim, conseguir realizar a visita.

Tenha em mente que a imobiliária será a grande responsável por todas as etapas de divulgação e locação do imóvel. Inclusive, assim que ele for alugado, ela também será a responsável por todos os trâmites legais e contratuais entre ambas as partes.

Além disso, você não precisará se preocupar com ligações de interessados, tampouco com visitas ao imóvel. Porém, o preço pode ser alto por conta desse serviço, pois muitas imobiliárias podem cobrar altas taxas de administração.

2. Por conta própria

Outra opção bastante utilizada por muitos é a de alugar o imóvel por conta própria. Ou seja, o proprietário opta por não ter nenhum intermediador no processo — ele é o grande responsável por todas as etapas.

A grande vantagem está na questão financeira, pois será possível ganhar mais com o aluguel, ou alugar por um preço mais em conta, o que ajuda a agilizar o processo. Nesse cenário, ele não precisará ter gastos com uma imobiliária, por exemplo. E claro, inquilino e proprietário também poderão se conhecer melhor e ter um contato muito mais próximo.

Ainda assim, o trabalho será muito maior. Afinal, o proprietário precisará atender às ligações de interessados, agendar visitas e, caso haja interessados, há ainda a preparação do contrato, verificação da idoneidade do futuro inquilino, bem como do seu fiador, dentre outros compromissos.

Apesar disso, podemos dizer que o proprietário jamais conseguirá divulgar o imóvel disponível para ação com o mesmo poder de uma plataforma online e não poderá contar com algumas vantagens que vamos detalhar abaixo. Por isso, é preciso avaliar se o custo-benefício dessa opção realmente compensará no futuro.

3. Sites de classificados

Já não é mais novidade para ninguém que a Internet demonstrou ser uma excelente impulsionadora do mercado imobiliário, promovendo uma verdadeira revolução no setor. Tendo isso em vista, vale a pena levar em consideração também as alternativas que ela oferece para alugar o imóvel.

Entre essas opções estão os sites de classificados, que basicamente funcionam da mesma maneira que o jornal, só que online. Na prática, basta que o proprietário do imóvel se cadastre no site e crie o anúncio.

Uma das grandes vantagens dos classificados é que boa parte desses sites oferece a opção do serviço sem custo algum. Ou seja, além de fortalecer a divulgação do imóvel, contando com todo o alcance do site, o custo será baixíssimo. Portanto, não custa nada pensar em anunciar nesse tipo de canal de divulgação, não é mesmo?

4. Portais imobiliários

Outra forma de colocar o imóvel para alugar por meio da internet é explorando as oportunidades nos portais imobiliários. Aliás, essa é uma das formas mais adotadas para alugar um imóvel nos dias de hoje, visto que a efetividade desse canal é muito grande, o que demonstra a sua força e relevância.

As vantagens de utilizar os portais imobiliários são inúmeras: vão desde a questão do alcance da divulgação até a possibilidade de personalização da experiência do usuário, com foco em quem deseja alugar um imóvel e também em quem está procurando uma casa ou um apartamento para alugar. Porém, para aderir a esse canal, é preciso da intermediação de uma imobiliária, que geralmente atua como parceira do portal e paga pelo serviço.

Podemos destacar como um dos grandes recursos aqui é a disponibilização de ferramentas de contato que facilitam a comunicação com o cliente, além da possibilidade de colocar diversas fotos do imóvel. Já os mecanismos de buscas facilitam o direcionamento do imóvel correto para quem está à procura de um.

5. Plataformas online

Como já falamos, a internet vem se tornando um grande ativo do mercado imobiliário. É inegável o fato de que cada vez mais clientes estão buscando primeiramente esse canal quando querem comprar ou alugar um imóvel.

Pois bem, além dos classificados online e dos portais imobiliários, outros tipos de plataformas estão surgindo. Elas trazem consigo uma forte dose de tecnologia para melhorar e simplificar ainda mais esse processo, tanto para quem quer colocar o imóvel para alugar quanto para quem está procurando uma oportunidade.

Hoje, já existem plataformas focadas somente na locação de imóveis. Uma delas é a Lockey, onde tudo acontece online: do agendamento da visita até a assinatura do contrato de locação.

Até mesmo a comunicação entre o inquilino e o proprietário ocorre pela plataforma, onde é possível negociar o valor do aluguel com simplicidade e segurança. Além disso, a Lockey dispensa o fiador e paga o seguro fiança para os inquilinos, o que agiliza (e muito!) todo o processo de locação.

O alcance da plataforma online na internet também merece destaque: a Lockey está presente nos principais canais de divulgação, como Google, Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, e ainda tem parceria com os maiores portais imobiliários do país.

Agora que você já conhece as principais formas de colocar o imóvel para alugar, entre em contato com a gente para que possamos ajudá-lo a tomar a melhor decisão nesse processo!

[fbcomments]