• 28/02/2018
  • Lockey

Alugar sem fiador: quais as vantagens e como fazer?



Além da imobiliária, a relação entre inquilino e proprietário muitas vezes precisa contar com a participação especial de uma figura ilustre: o fiador. Essa pessoa serve como garantia caso o locatário não consiga assumir o compromisso do aluguel e outros encargos da locação, como condomínio e IPTU.

É uma tarefa cada vez mais difícil encontrar um fiador, afinal, é preciso que ele preencha uma série de requisitos, como ter uma renda de 3 vezes o valor do aluguel e ser dono de um ou mais imóveis na mesma cidade do imóvel a ser alugado. Isso sem mencionar o constrangimento que esse pedido gera. Só quem já passou pela experiência sabe o quanto é chato para as duas partes.

Felizmente, existem hoje alternativas para você alugar sem fiador. Conheça as principais opções de garantia, as vantagens e exigências de cada uma. Com certeza você vai encontrar aqui a melhor opção!

Aluguel com caução

Esse tipo de garantia é tão conhecido quanto o fiador e é bastante utilizado no processo de locação de imóveis. Em comum acordo entre inquilino e proprietário é combinado um valor que será depositado como garantia em caso de inadimplência.

Em geral, é depositado em uma conta poupança o equivalente a 3 ou até 10 alugueis. Se ao final do contrato de locação não houver nenhuma pendência, o inquilino recebe o dinheiro de volta com os juros e correções.

O problema é justamente ter o valor necessário para essa caução. Imagine que você e o proprietário combinem um depósito caução de 3 alugueis de um imóvel que tem um custo mensal de dois mil reais, somada às outras despesas de mudança, pode tornar a locação inviável.

Títulos de capitalização

Funciona assim: o inquilino compra um título de capitalização em uma seguradora indicada pela imobiliária ou pelo proprietário e esse título vai funcionar como um aluguel caução, servindo como garantia em caso de inadimplência. Se não for feito o resgate do título antes do final do contrato de locação, o inquilino recebe o valor integral investido.

A principal desvantagem do uso dos títulos de capitalização para alugar sem fiador também é o custo. Aqui, o valor necessário para a compra do título pode variar entre 12 e 15 vezes o aluguel. E não há rendimentos financeiros, ou seja, seu dinheiro fica parado, com rendimento zero, e ainda perde a inflação.

Fundos de investimento

Assim como os títulos de capitalização, os fundos de investimento são uma opção de garantia possível e ainda pouco utilizada no mercado imobiliário. O inquilino aplica em um fundo de investimentos e, caso o aluguel não seja pago, o proprietário pode pedir que as cotas desse fundo sejam transferidas para ele.

Terminado o contrato, o inquilino pode continuar com o dinheiro aplicado ou efetuar o resgate. Aqui, há um risco de mercado caso o imóvel sofra alguma desvalorização, o que torna impossível resgatar as cotas pelo valor integral.

Seguro-fiança ou seguro aluguel

Essa é a segunda modalidade de garantia mais utilizada para alugar um imóvel e, sem sombra de dúvidas, a melhor. Nela, o inquilino escolhe uma seguradora para arcar com as despesas do aluguel em caso de atraso. É possível incluir outras coberturas, como IPTU, condomínio, pintura e danos ao imóvel.

O seguro-fiança custa em média de 1 a 2 vezes e meia o valor do aluguel e pode ser parcelado em até 12 vezes. Ele é renovado anualmente e, como em qualquer outro seguro, não existe a devolução do dinheiro ao final do contrato de locação.

Mas temos uma notícia maravilhosa para contar no próximo parágrafo a respeito desse custo, continue lendo!

A melhor opção para alugar sem fiador

Você viu que todas as opções de garantia que não necessitam de um fiador exigem um grande investimento. No caso do seguro-fiança, ainda não é possível recuperar o valor depositado no início do contrato. É literalmente jogar dinheiro fora.

Mas guardamos para você uma alternativa que traz de uma vez só praticidade, comodidade e economia. O segredo está em procurar por sites para locação de residencias que pagam seu seguro-fiança, como a Lockey.

Isso mesmo, sem drama, sem fiador, sem precisar adiar o sonho de alugar seu espaço porque não tem o valor suficiente para bancar a caução e o seguro.

Para que você entenda ainda mais sobre o assunto, fizemos um e-Book explicando detalhadamente o funcionamento desta modalidade de garantia. Acesse este link e baixe agora mesmo!

Outra vantagem oferecida por essas empresas de locação de residencias é o tempo reduzido entre a escolha do imóvel e o fechamento do contrato. Todo o processo é muito mais ágil porque é todo online.

Com essas dicas, você está mais perto de alugar sem fiador, sem burocracia e com muita segurança, tranquilidade e economia. Conheça nosso site e aproveite a oportunidade!

[fbcomments]