• 03/05/2018
  • Lockey

Aprenda agora como calcular o valor do aluguel de um imóvel



Todos nós sabemos que a economia brasileira vem mudando bastante e, diante dessa realidade, ter um pouco de segurança não seria nada mal, não é mesmo? O problema é que os preços desse setor acabam deixando todo mundo confuso e, por isso, é muito bacana saber como calcular o valor do aluguel de um imóvel.

Existem diversos fatores que precisam ser levados em conta, mas nem todos sabem ao certo quais são eles e menos ainda qual é a sua real importância no cálculo final dessa complicada equação! Você também está em dúvida? Então não deixe de conferir o post de hoje!

Localização

Morar em um lugar bacana é o desejo de muita gente e, para muitos especialistas, a localização é o primeiro fator que deve ser considerado na hora de calcular o valor do aluguel de um imóvel. Você já reparou que, na maioria dos anúncios do mercado imobiliário, esse é um item destacado, pois chama a atenção de possíveis interessados?

Se a unidade estiver em um bairro considerado nobre e com maior vocação residencial, por exemplo, é certo que isso agregará uma boa quantia no valor final de locação. A presença de estações de metrô ou trem nas proximidades também são aspectos positivos. Já o excesso de carros ou regiões industriais jogam o preço para baixo.

Condições gerais do imóvel

Cuidar da casa é muito importante, pois o estado geral do imóvel é um fator que influencia diretamente no número de interessados, tanto para aluguel quanto para a compra da unidade. Por isso, caso você deseje saber qual é o preço aceitável no mercado para uma casa ou apartamento, esse item precisa ser avaliado com precisão.

Falhas na pintura e no piso, por exemplo, são coisas que você deve evitar, pois diminuem o preço e o interesse de inquilinos em potencial. Problemas mais graves, como encanamento velho ou quadro de luz desatualizado, são pontos ainda mais negativos, pois podem prejudicar o dia a dia dos moradores.

Situação do mercado

Também não dá para calcular o valor do aluguel de um imóvel sem avaliar qual é a situação atual do mercado imobiliário, não é mesmo? Sabemos que esse é um setor seguro e experimentado no Brasil, mas ele também sofre alguma influência das oscilações que vivemos na economia do país.

Em períodos mais tranquilos e nos quais podemos experimentar um número maior de negociações e uma grande sensação de segurança por parte da população, a tendência é que os preços acabem subindo bastante. O oposto ocorre em épocas de crise ou de muita desconfiança na área financeira.

Veja, por exemplo, quanto estão cobrando por aí por unidades parecidas e com metragem semelhante ou o mesmo número de quartos. Veja também se o bairro e até mesmo a rua em que a propriedade está localizada vem atraindo investidores e interessados em negociações.

Acabamento

Você já deve ter ouvido falar que o acabamento é a parte mais cara de uma obra, não é mesmo? Essa é uma verdade bastante conhecida no mercado imobiliário e, por isso, um fator importante e que precisa ser levado em conta na hora de aprender como calcular o valor do aluguel de um imóvel.

Artigos de alto padrão, por exemplo, costumam elevar o preço de locação. Materiais como mármore, madeiras nobres e aço inox são os mais desejáveis, enquanto compensados e ardósia, por exemplo, acabam diminuindo o valor final e resultando em propriedades menos valorizadas.

E agora, aprendeu como calcular o valor do aluguel de um imóvel? Quer contar com uma ajuda profissional para isso? Então entre em contato com a gente!

[fbcomments]