Casa ou apartamento: qual escolher na hora de alugar?

Home /  Quero alugar um imóvel /  Casa ou apartamento: qual escolher na hora de alugar?

  • 30/10/2019


Escolher entre casa ou apartamento não é fácil. São muitos fatores a serem considerados, e a cidade em que você mora é um deles. Além do espaço, comodidade, privacidade e o condomínio, a segurança é um dos pontos mais importantes hoje em dia.

Afinal, é normal querer se sentir seguro dentro de casa. A escolha entre um ou outro imóvel vai depender das suas necessidades e estilo de vida. Separamos alguns pontos positivos e negativos de morar tanto em casas como apartamentos.

Com elas, você consegue avaliar quais são os fatores mais importantes para seu dia a dia, e quais são os pontos que talvez esteja disposto a abrir mão. Mas, não se assuste, independentemente de ser casa ou apartamento, você irá encontrar um imóvel para alugar que seja capaz de suprir suas necessidades.

 

Morar em casa

 

Grandes cômodos, espaço para acomodar toda a família, varanda, churrasqueira, sala de televisão… Um dos principais pontos positivos de morar em casa é o espaço, não há dúvidas. E ele sempre aparecerá como um diferencial!

Para quem tem famílias grandes e gosta de dar festas, realmente pode fazer a diferença. Mas, atenção, existem diversos tamanhos e estilos de casa. Nem todas possuem varanda e um amplo espaço de lazer. Por isso, na hora de buscar casas para alugar, é preciso analisar outros fatores.

 

Privacidade

 

Morar em uma casa, com certeza, proporcionará a você um nível maior de privacidade em comparação com a maioria dos apartamentos. Não há vizinhos fazendo tanto barulho, você chega e sai do imóvel sem ninguém a lhe observar e tem mais liberdade para ter animais de estimação, por exemplo.

Se você gosta de dar festas e fazer confraternizações, terá horários mais flexíveis e dificilmente um vizinho irá reclamar do barulho. Claro, o bom senso deve prevalecer e é importante não passar dos limites.

 

Segurança

 

As casas são mais suscetíveis a furtos e roubos. Para quem mora em cidades com um alto nível de criminalidade, isso pode ser um problema. A não ser que você more em um condomínio, é preciso instalar o próprio sistema de segurança.

No final do dia, o importante é deitar e conseguir relaxar. O medo constante de alguma coisa acontecer pode ser um problema a longo prazo. Por isso, é importante conhecer o bairro e conversar com a vizinhança antes de se mudar.

 

Vaga na garagem

 

Outra vantagem de morar em uma casa é o espaço na garagem. Hoje, a maioria dos apartamentos dá direito a apenas uma vaga, quando dá. Opções com mais vagas costumam estar presentes apenas em empreendimentos de luxo.

Já nas casas, você normalmente encontra um espaço maior para os carros. Além disso, ele pode ser um espaço a mais para as crianças brincarem aos finais de semana!

 

Morar em apartamento

 

A cada dia, mais empreendimentos surgem oferecendo apartamentos para diversos públicos. Desde flats, que são menores e ideais para quem mora sozinho, até grandes imóveis para acomodar famílias.

Independentemente do perfil, morar em apartamento tem algumas características que são comuns tanto para famílias quanto para quem decide morar só.

 

Espaço

 

É possível encontrar imóveis para todos os perfis. Quem opta por morar em flat, por exemplo, normalmente passa muito tempo fora de casa e está em busca de uma vida mais prática.

Mas, também é possível encontrar apartamento para alugar com sala e cozinha amplas e três ou quatro quartos. Tudo depende das suas necessidades e do preço que está disposto a pagar.

Porém, mesmo que um apartamento seja grande, é diferente de viver em uma casa, já que você estará dentro de um prédio. A sensação de amplitude não é a mesma, o que não significa que seja ruim.

 

Segurança

 

A segurança é um dos fatores que mais conta a favor dos apartamentos. Além de você estar morando a alguns metros do chão, boa parte deles possui porteiros e vigilância 24 horas, não tem como negar que são pontos consideráveis.

Além disso, câmeras e controles de portões trazem uma sensação de segurança ainda maior e é uma das vantagens de morar em apartamento.

 

Localização

 

A localização é sempre importante, seja para o aluguel de uma casa ou de um apartamento. Porém, quando falamos em apartamentos, principalmente novos empreendimentos, muitos apostam em uma boa localização. Com isso, os custos do imóvel também são mais altos, afinal, você estará perto de tudo.

Um ponto a ser considerado é a atração de novos empreendimentos para a região de um imóvel que a primeiro momento não era tão bem localizado. Como centenas de pessoas irão morar nos prédios, farmácias e mercados entendem que é bom investir em um ponto de vendas próximo ao local.

 

Barulho

 

Um ponto que não é tão favorável aos apartamentos é o barulho. Se você precisa daquele silêncio sagrado para conseguir dormir ou relaxar, vale a pena considerar outra opção.

É muito comum ouvir objetos caindo, móveis mudando de lugar, crianças chorando e, na pior das hipóteses, o casal vizinho brigando. Por isso, se o prédio não é novo e já tem moradores, vale a pena conversar sobre como funciona a acústica do local, pois isso pode fazer diferença com o passar dos dias.

 

Morar ou não em condomínio?

 

Morar em condomínio é sempre uma questão a ser considerada. Para quem escolhe apartamento, não há muitas opções, é preciso pagar um valor mensal que garante sua segurança e a infraestrutura do local.

Agora, quem quer morar em casa pode escolher uma que seja dentro ou fora de condomínio. Quando falamos de uma casa que faz parte de um condomínio, o ponto da segurança pode ser revisto, já que agora haverá uma equipe cuidando disso.

Nesse sentido, tanto para casa ou apartamento, vale a pena analisar quais os benefícios que o condomínio oferece. Academia, quadra poliesportiva, piscina? Tudo isso está diretamente relacionado ao preço da sua mensalidade, mas pode realmente compensar.

 

Aluguel de imóveis é na Lockey

 

Casa ou apartamento? A Lockey tem os dois! Aqui, você faz todo o processo online para encontrar o seu novo lar, desde a pesquisa do imóvel e agendamento da visita até a assinatura do contrato. A negociação com o proprietário também é toda online, através da plataforma!

Utilize nossos filtros inteligentes para fazer buscas direcionadas a bairros específicos, preços disponíveis e o tipo de imóvel que você quer. Assim, você otimiza o seu tempo e consegue encontrar opções que tenham a ver com o seu perfil.

Não perca tempo, confira os imóveis disponíveis em nosso site e agende agora uma visita!

[fbcomments]