Como escolher o bairro para morar?

Home /  Quero alugar um imóvel /  Como escolher o bairro para morar?

  • 02/08/2018


Na hora de alugar um imóvel, você também precisa cumprir uma tarefa importante: escolher o bairro para morar. Isso porque uma boa decisão vai garantir que você tenha mais comodidade e segurança no seu dia a dia.

Porém essa pode não ser uma tarefa tão simples, principalmente com as diferentes opções e variações de preços em cada bairro. Afinal, é preciso encontrar uma boa localização, mas que esteja dentro do seu orçamento.

Se você tem dúvidas sobre como fazer isso e quer ajuda para garantir a melhor escolha, confira este post e saiba o que avaliar para tomar a decisão certa!

 

Verifique a infraestrutura

 

A infraestrutura do bairro é um fator fundamental para fazer uma boa escolha. Observe características como a iluminação pública, as vias de acesso, a conservação de praças e a pavimentação das ruas.

Procure, também, informar-se sobre o atendimento de serviços como telefonia, internet e TV por assinatura: é comum que as empresas tenham limitações territoriais. Se você tem preferências de contratação ou precisa manter os contratos vigentes ativos, o melhor é consultar com a operadora quais são os bairros atendidos.

Outra questão que deve ser considerada é o atendimento por transporte público. Mesmo que tenha carro próprio, outras pessoas podem precisar dele: empregados domésticos, prestadores de serviços, visitas e, até mesmo, sua família em caso de imprevistos.

 

Analise a vizinhança

 

A vizinhança também é um fator importante para se avaliar na hora de escolher o bairro para morar. Observe as pessoas que moram nas redondezas e os estabelecimentos comerciais que ficam próximos.

Você pode conversar com alguns vizinhos para perguntar sobre as rotinas do bairro, incluindo o recolhimento de lixo e demais serviços públicos, e ver se ele é adequado ao seu perfil.

Tenha atenção aos estabelecimentos das redondezas: bares, casas noturnas ou alguns tipos de comércio podem gerar uma grande movimentação e barulhos, por isso, lugares próximos a esses não são a escolha ideal para quem busca um local mais tranquilo para morar.

Outra dica é visitar o bairro em horários diferentes, assim você consegue verificar como ele funciona em vários momentos do dia e evita surpresas desagradáveis após a mudança.

 

Pesquise a segurança do local

 

Outro fator importante na hora de decidir o melhor bairro é a segurança. Alguns fatores que se deve avaliar, para verificar se é um local seguro, são:

  • qualidade da iluminação pública;
  • número de câmeras de segurança públicas e particulares;
  • índices de violência;
  • frequência de rondas policiais ou existência de delegacia no bairro;
  • existência de associações de moradores.

Para conseguir essas informações, faça pesquisas na internet, busque notícias sobre a região e converse com os moradores do local. Com base nesses dados você vai conseguir avaliar se o bairro oferece a segurança que você procura.

 

Considere a distância para os seus pontos de interesse

 

O caminho para o trabalho, a escola dos filhos e outras rotinas frequentes devem ser analisadas na hora de escolher a melhor localização. Isso porque, principalmente nas grandes cidades, o trajeto de um ponto para outro pode ser bem desgastante.

Analise os trajetos que você precisará fazer diariamente. Verifique como é o acesso às principais vias e como é o trânsito local, para delimitar quais são os bairros que atendem as suas necessidades e que permitem um deslocamento mais fácil.

Conforme vimos, escolher o melhor bairro para morar e encontrar o imóvel ideal nele pode não ser tão simples. Mas, com o auxílio de uma imobiliária, essa tarefa se torna bem mais fácil: os corretores têm conhecimento das regiões para apresentar as soluções mais adequadas de acordo com as suas necessidades.

E aí, gostou deste post? Então aproveite para curtir a nossa página do Facebook! Assim você acompanha todas as nossas atualizações e fica por dentro de outros conteúdos como esse!

[fbcomments]