Será que vale a pena comprar móveis usados? Venha descobrir!

Home /  Quero alugar um imóvel /  Será que vale a pena comprar móveis usados? Venha descobrir!

  • 05/06/2019


Você já considerou comprar um móvel usado em vez de adquirir um novinho em uma loja? Não? Pois saiba que os móveis usados ajudam a decorar a sua casa e a deixá-la com mais personalidade, além de terem preços mais acessíveis, principalmente se você mora só e precisa cuidar bem da sua vida financeira.

Ao optar por adquirir um móvel que não é novo, você também está escolhendo uma opção mais sustentável e que ainda tem uma história por trás. Móveis antigos têm uma outra característica bem atrativa: eles costumam ser mais resistentes, além de terem estilos que talvez já não sejam mais produzidos.

Tem interesse em comprar móveis de segunda mão? Antes de ir atrás do que você quer, confira algumas dicas para escolher o item certo!

 

Observe o estado de conservação

 

Quando falamos em móveis usados, muita gente pensa em peças velhas e acabadas, mas isso não é a regra. Contudo, é necessário ter muito cuidado na hora de avaliar o móvel. Portanto, sempre faça essa avaliação pessoalmente para observar se há imperfeições.

Verifique se a peça tem defeitos, arranhões ou partes quebradas. Se houver e você quiser levar o móvel mesmo assim, com certeza pagará uma pechincha pelo item. Móveis de madeira podem ter manchas ou cupim, enquanto objetos de ferro podem apresentar ferrugem. Confira cuidadosamente esses pontos antes de levar o objeto para casa.

 

Analise o tamanho do móvel

 

Cada vez mais os tamanhos de apartamentos e casas estão diminuindo. Os imóveis se tornaram mais compactos, o que destaca o cuidado de investir em uma decoração específica. E os móveis, por serem objetos que tomam espaços maiores, precisam ser bem pensados.

Para não se frustrar ao comprar um móvel que não cabe na sua casa, não deixe de medir com antecedência o espaço disponível que você tem. Nem sempre temos uma boa noção espacial, não é? Por isso, é melhor prevenir.

 

Considere a qualidade da peça

 

Esse é um dos pontos mais importantes. Se encontrar uma peça em bom estado de conservação, mesmo que já tenham passado muitos anos, isso demonstra que esse é um móvel com boa durabilidade. Muito provavelmente será um item que ainda vai durar por um bom tempo.

Veja com o lojista a história do móvel para saber se ele foi bem cuidado. Confira também o material de fabricação e as possíveis alterações que podem ter sido feitas. Muitas mudanças podem danificar a peça, assim como montagens e desmontagens constantes. Tudo que já foi modificado influencia a qualidade do item, portanto, analise bem o objeto que você pretende comprar.

 

Pense no estilo e nos ambientes da casa

 

Não faz sentido levar um móvel que não tenha absolutamente nada a ver com a decoração dos ambientes da sua casa. Mesmo que a mistura de estilos e cores deixe os cômodos com um toque mais contemporâneo, é preciso ter cuidado.

Quando procurar por um item, tenha em mente algumas características que o móvel deve ter para harmonizar com o restante da decoração. Isso ajudará a escolher a peça certa.

No entanto, caso algo o agrade, mesmo sem ter muita relação com a decoração de sua casa, aposte na customização para reinventar os móveis usados e deixá-los como novos. É possível utilizar uma nova pintura, revestimentos, puxadores ou tecidos, dependendo do móvel que comprou. Com dedicação e um pouco de tempo, você consegue garimpar ótimas peças e ainda economizar seu dinheiro!

Você já comprou móveis de segunda mão para sua casa? Conte a sua experiência nos comentários!

[fbcomments]