• 13/05/2019
  • Lockey

Conheça 4 tipos de sofá e escolha o mais adequado para você



Ao comprar ou alugar um imóvel, é muito importante escolher os elementos certos em termos de decoração e design, visto que eles impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores e têm a capacidade de transformar o local em um lar. Por isso, é essencial conhecer os tipos de sofá e saber como escolher o mais adequado para você.

Felizmente, nos dias de hoje, o mercado oferece uma série de possibilidades interessantes, que podem atender aos mais variados perfis — como jovens profissionais, recém-casados ou famílias com muitos filhos, por exemplo. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

 

Principais tipos de sofá

 

1. Sofá de canto

 

O sofá de canto, definitivamente, é um dos tipos de sofá mais comuns das casas brasileiras. Como o próprio nome já diz, eles se encaixam bem nas quinas dos ambientes e costumam ser grandes, ocupando bastante espaço. É uma boa escolha para quem tem filhos, gosta de receber ou mora em um imóvel com metragem extensa.

 

2. Reclinável

 

Os modelos reclináveis valorizam o ambiente e são bastante imponentes, demandando uma decoração forte para combinar com eles. Em linhas gerais, são uma escolha perfeita para salas de televisão ou Home theater, já que eles são muito confortáveis e permitem que você fique deitado confortavelmente por horas.

 

3. Sofá com chaise

 

Você pode até estar estranhando esse nome, mas certamente já ouviu falar sobre os sofás com chaise. Esses são aqueles modelos que possuem um assento como extensão, para que você possa se sentar e esticar as pernas. São uma alternativa, moderna e prática, mas que demanda um pouco mais de espaço no local.

 

4. Retrô

 

Os sofás retrô também estão na moda e são uma escolha comum para os moradores de casas de alto padrão e imóveis dos melhores bairros  das grandes capitais brasileiras. São modelos atemporais, geralmente compostos por estofado e madeiras nobres que deixam o espaço elegante e descontraído ao mesmo tempo.

 

Dicas para escolher o sofá

 

Avalie o tamanho do ambiente

 

O primeiro passo para escolher o tipo de sofá ideal é avaliar muito bem o espaço do ambiente, afinal, não adianta comprar um modelo imenso se o local ficar apertado, não é mesmo? Sendo assim, antes de mais nada, tire as medidas e, se possível, esboce um esquema no papel e mostre ao vendedor.

 

Analise a cor predominante

 

Você não precisa combinar tudo na sua casa, mas também é bem interessante que você não compre um sofá com uma tonalidade muito diferente dos outros elementos decorativos. Diante desse contexto, normalmente, vale investir com maior segurança nas matizes tradicionais e neutras — como o preto, o azul marinho e o bege.

 

Considere a função principal

 

Por fim, para comprar um sofá, você não pode deixar de considerar qual é a função principal desse modelo em sua sala. Ele será um mero elemento decorativo, deverá comportar muitas visitas ou é para a sala de TV? Dessa forma, você escolhe um modelo mais adequado e eficaz para o que você deseja. Esses são alguns dos principais tipos de sofá e as dicas mais úteis para escolher com inteligência!

Gostou de conhecer os tipos de sofá? Então confira outros conteúdos seguindo nossas páginas no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no Youtube!

[fbcomments]