• 19/12/2018
  • Lockey

Em dúvida de qual região morar? Conheça um pouco do bairro Floresta!



Belo Horizonte é considerada uma das capitais brasileiras com maior índice de qualidade de vida. Ainda assim, alguns locais conseguem se superar nesse quesito, como o bairro Floresta. Localizado na região Centro-Leste da capital, ele marcou, e muito, a história da cidade: centenário, abriga casarões, praças e escolas. Para quem está em dúvida sobre o local para morar, essa é excelente alternativa!

Foi pensando nisso que elaboramos este post, para que você entenda um pouco da história deste local, além de conhecer suas facilidades e sua infraestrutura, que é capaz de atender às demandas dos mais tradicionais e exigentes moradores. Ficou interessado? Então, boa leitura!

 

A história

 

O bairro foi projetado com o objetivo de abrigar operários que trabalharam na construção da capital mineira. Lá, ergueram casas simples, feitas de zinco e bem próximas à Avenida do Contorno. Com o término das obras, os barracões foram demolidos e deram lugar a imponentes casarões, muitos deles ainda existentes, que serviram de residência para os imigrantes europeus.

A maioria dos sobrados era sede de chácaras, que visavam abastecer a cidade com produtos hortifrutigranjeiros. Como marca essencial dessa época que ainda pode ser visitada, destacamos a Praça Comendador Negrão de Lima, cujo local era uma chácara com o mesmo nome.

Com o passar dos anos e objetivando facilitar o acesso ao crescente bairro Floresta, foram inaugurados os viadutos Santa Tereza e Floresta, entre os anos de 1920 e 1930. A rua Itajubá virou referência para toda a capital, enquanto ponto de lazer onde eram realizados os famosos bailes de carnaval, como o Bloco dos Bocas-Brancas. Além disso, o ponto também era conhecido pelas sessões de cinema no Cine Floresta.

 

A infraestrutura

 

O bairro Floresta faz parte de uma região com infraestrutura completa, não tendo em suas imediações favelas e nem áreas ocupadas. Conta com uma vasta rede de estabelecimentos comerciais, bancos, farmácias e todas as outras facilidades necessárias para o dia a dia.

Culturalmente, o bairro também se destaca! Hoje, muitas manifestações artísticas ganham evidência no Teatro Alterosa, localizado na praça Comendador Negrão, já citada. Na sede do Giramundo, você encontra uma escola de teatros de bonecos, além de poder conhecer o maior acervo de marionetes do Brasil.

 

As vantagens de viver no bairro Floresta

 

Viver e caminhar pelo bairro Floresta é descobrir constantemente os segredos de um local que, mesmo tão próximo da região central e cortado por uma das principais avenidas da cidade (Avenida do Contorno), conserva a tranquilidade e a calmaria de uma cidade do interior, ainda que conte com uma intensa atividade varejista.

Escolher um imóvel neste local é procurar entender como uma região que nasceu operária e marginalizada se tornou tão acolhedora, permitindo usufruir de um verdadeiro “museu a céu aberto” sempre prestes a contar, de maneira inocente, a história do nascimento de nossa capital.

Ao ler este conteúdo, você pôde conhecer um pouco mais desse tão querido bairro dos belorizontinos. Estar nessa região é poder usufruir de todas as facilidades necessárias para o dia a dia, ao mesmo tempo em que se conta com uma tranquilidade ímpar para quem vive em nossa capital. Se você ainda não conhece de perto o bairro Floresta, não perca tempo!

Ficou interessado por esse bairro e gostaria de conhecer imóveis na região? A Lockey tem ótimas opções! Acesse nosso site e confira os imóveis disponíveis no local. Caso deseje ter acesso a mais dicas e novidades como essas, acompanhe a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

[fbcomments]