Dicas de como organizar uma mudança prática e rápida

Home /  Quero alugar um imóvel /  Dicas de como organizar uma mudança prática e rápida

  • 12/11/2019


Uma das melhores partes do processo de aluguel é quando finalmente encontramos o novo lar, não é mesmo? Depois dessa conquista, é preciso começar a pensar a melhor forma de como organizar uma mudança.

Ao fechar o contrato, o novo inquilino já sabe qual a real situação do imóvel, de acordo com o que foi apontado na vistoria. Então, se for necessário fazer uma nova pintura, mexer no encanamento ou outros ajustes, é importante providenciar esses serviços antes da mudança.

Afinal, imagina o caos de organizar mudança e reforma ao mesmo tempo?! Por isso, para que esse processo aconteça da melhor forma, organização é a palavra-chave. Com o imóvel pronto para receber a mudança, é hora de colocar a mão na massa.

 

Frete, transportadora ou automóvel próprio?

 

Antes de começar a falar de como organizar uma mudança, você precisa pensar em como vai ser o transporte dos itens. Existem algumas formas de fazer isso.

 

Carro

 

Usar o próprio carro e pedir o apoio dos amigos é uma alternativa de transporte de mudanças, mas não resolve todos os seus problemas. Isso porque ainda será necessário contratar um serviço que leve os móveis. Outro ponto é que esse formato pode ser mais cansativo e exige diversas viagens.

 

Frete

 

Já o frete é uma alternativa para fazer mudanças residenciais de pequenas cargas com baixo custo. Esse formato costuma contar com ajudantes para o carregamento e descarregamento do caminhão. Já a parte de empacotamento e a organização dos itens no novo lar é por sua conta.

 

Transportadora

 

A outra maneira é a contratação de uma transportadora. Nesse caso, elas podem fazer desde pequenas até grandes mudanças. Aqui, a comodidade aparece na disponibilidade de pessoal para ajudar no empacotamento e também no carregamento dos itens até o caminhão.

O seu trabalho será o direcionamento dos colaboradores. No entanto, por ser um serviço mais completo, o custo também é mais alto. Isso está diretamente relacionado com a sua escolha de terceirizar ou não o serviço de embalar as coisas.

 

Empacotando suas coisas

 

Sabendo como você vai transportar tudo, o primeiro passo de como organizar a mudança é a identificação das coisas. Se optar por uma transportadora que oferece o serviço, vale a pena conferir como eles identificam e ver se o método faz sentido para você.

Em geral, as etiquetas são bem generalistas. Uma ideia é acrescentar informações mais específicas nas caixas, assim, quando precisar encontrar algo, será mais fácil. Ao invés de colocar “roupas”, por exemplo, identifique como “roupas de praia”.

Agora, se você vai fazer tudo sozinho, é importante olhar as dicas para organizar mudança que separamos que vão facilitar esse momento da sua vida.

 

Como e onde guardar

 

Antes de tudo, pense onde você vai guardar os itens. Esse é um ponto crucial de como organizar mudança residencial e vai facilitar sua vida. Caixas de papelão e sacos de lixo são ótimas opções para ajudar você nessa missão.

Uma das dicas preciosas de como organizar uma mudança é evitar escolher caixas muito grandes. Quando elas estiverem cheias ficarão muito pesadas, dificultando o transporte. Além disso, pode acontecer de muitos itens ficarem na mesma caixa e você perder a objetividade na hora de separar e encontrar as coisas.

Use sacos de lixo para guardar itens que não são muito pesados, mas que ocupam um certo volume. Os travesseiros, as almofadas e os bichinhos de pelúcia dos pequenos entram nessa lista. Assim, eles são transportados mais facilmente, e você não precisa colocar tudo em caixas.

 

Cuide da identificação

 

Não sabe como arrumar mudança? Uma dica é dividir seus itens de acordo com os cômodos, isso fará toda a diferença ao desempacotar. Para facilitar, você pode adotar etiquetas coloridas e escolher um tom para cada parte do imóvel.

Por exemplo, para a sala você pode colocar o tom vermelho nas caixas. Já aquelas que possuem os itens da cozinha, podem ser identificadas com verde. Dessa forma, trabalhar com a identificação visual facilita o processo, inclusive quando precisar pedir para os colaboradores descarregarem o caminhão.

Além de separar por cômodo, utilize uma caneta de ponta grossa para escrever na caixa quais os itens que estão ali. Procure reunir coisas parecidas, como “roupas para pendurar” ou “roupas íntimas”, por exemplo. Assim, se você precisar encontrar algo rapidamente, não precisará abrir uma grande quantidade de caixas.

 

Desempacotar de maneira inteligente

 

Depois de guardar tudo e transportar, outra dica de como organizar uma mudança de forma efetiva, é colocar as caixas em seus devidos cômodos. Feito isso, pense quais são suas prioridades.

Indicamos desempacotar os itens essenciais da cozinha primeiro. Isso porque durante a mudança, todos terão fome, e ter uma faca, prato e copos à mão pode facilitar. As louças e utensílios que não são muito usados podem esperar para serem guardados.

Quando chegar a vez do quarto, procure desempacotar primeiro as roupas que precisam ficar penduradas e as guarde nos armários. Depois, escolha quais os itens mais necessários no seu dia a dia. Siga assim nos outros cômodos, como a sala e a lavanderia.

 

Você vai precisar de mais de um dia

 

Organizar a mudança não é fácil e, por mais que você se programe, é muito difícil terminar tudo em apenas um dia. Por isso, indicamos que você procure um hotel ou fique na casa de algum conhecido. Volte para a residência no dia seguinte para continuar.

Se for adotar essa dica, faça uma mala com os itens essenciais para pelo menos dois dias fora de casa antes de organizar a mudança. Dormir no novo lar pode não ser uma boa ideia, pois ele ainda estará desorganizado e, ao precisar das coisas, você pode abrir as caixas de maneira desorganizada, atrapalhando o processo geral.

 

Encontre seu imóvel na Lockey

 

Na Lockey, você consegue usar filtros inteligentes para encontrar o imóvel ideal. Eles ajudam a filtrar entre opções de casas e apartamentos, bairros e faixas de preço, facilitando o encontro entre você e o melhor imóvel.

Além disso, todo o processo é feito on-line, desde encontrar o local até a negociação com o proprietário, otimizando seu tempo. Nós também cuidamos de toda a parte burocrática, assim, você não gasta horas nas filas do cartório. Veja as opções de imóveis para estudantes, para famílias e também para quem quer morar sozinho!

[fbcomments]