Entenda como alugar um imóvel de forma segura

Home /  Tenho um imóvel para alugar /  Entenda como alugar um imóvel de forma segura

  • 09/03/2018


Não basta apenas ter uma casa ou um apartamento disponível para locação, é preciso saber como alugar um imóvel de forma segura. Quando você segue alguns cuidados antes de disponibilizar o imóvel, garante um bom negócio e evita dores de cabeça no futuro.

Reunimos neste post os principais pontos que você precisa seguir antes e durante o fechamento do contrato de locação. Confira!

Faça uma vistoria no seu imóvel

Esse é um dos cuidados mais importantes que você deve ter ao decidir alugar um imóvel. A vistoria permite identificar problemas estruturais ou a necessidade de reparos, e ajuda você a obter o melhor preço de locação. Afinal, o que vale mais a pena: realizar reparos que valorizem ainda mais o imóvel ou ter que fazer uma obra ainda maior mais à frente?

Outra vantagem da vistoria é que ela assegura que o imóvel será devolvido nas mesmas condições em que foi recebido. Confira as estruturas do apartamento ou da casa, os vidros e a pintura, bem como os móveis e eletrodomésticos que estiverem à disposição dos inquilinos. Esse levantamento deve ser anexado ao contrato de locação.

Levante os gastos

Você precisa realizar um levantamento dos gastos não apenas para definir aqueles que serão sua responsabilidade, mas para utilizar esses números como forma de calcular o valor que pretende cobrar de aluguel. Além disso, você não será pego desprevenido no caso de ter alguma despesa com o imóvel.

Geralmente as despesas com as taxas de condomínio e com o IPTU ficam por conta do inquilino. Já você fica responsável pelas chamadas despesas extraordinárias, como novas reformas, fundos de reservas e pinturas de fachadas.

Anuncie com uma plataforma online

Hoje em dia, a maioria dos contratos de locação acontece por meio dos sites para alugar imóveis — que são a melhor opção para você que busca alugar um imóvel de forma segura.

Além disso, quando você faz a locação diretamente com o inquilino, há uma série de riscos envolvendo vistoria, erros de contrato e ausência de garantia em caso de inadimplência.

Já com as plataformas online, o aluguel é rápido, seguro e descomplicado: a empresa anuncia seu imóvel, cuida de todo o processo e dos documentos necessários para a locação de maneira digital. E o que dizer sobre a garantia do recebimento do aluguel? Você pode ficar despreocupado, pois mesmo se o inquilino estiver inadimplente você recebe no dia certinho o valor do seu aluguel. Esse processo ocorre de forma totalmente transparente e você tem todo o controle sobre o que acontece com o seu imóvel.

Elabore um bom contrato

Chegou a hora de assinar o contrato de locação? Não se esqueça de incluir 4 pontos indispensáveis no documento: valor do aluguel, despesas que serão cobertas pelo inquilino e pelo locatário, vigência de contrato e garantias em caso de inadimplência.

O contrato deve descrever ainda como será realizado o reajuste do valor do aluguel. Normalmente é usado o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Caso você e o inquilino optem por um diferente tipo de reajuste, deixe isso bem claro no contrato.

Por falar em contrato, é de se imaginar que com as plataformas online o processo de locação do seu imóvel é firmado por meio de um contrato digital.  Quando você e o locatário chegam a um acordo, a empresa faz uma análise criteriosa de toda a documentação e, depois de aprovada, recolhe as assinaturas digitalmente deixando tudo preparado para a mudança do inquilino. Você pode assinar o contrato de locação com os pés na areia de uma praia, se quiser. Já pensou?

E pode ficar tranquilo, porque o contrato digital é altamente seguro. É que as empresas utilizam uma plataforma chamada DocuSign para a assinatura do documento, a mesma utilizada por bancos do mundo inteiro. É uma proteção a mais no momento de alugar o imóvel que o processo tradicional, com suas papeladas e burocracias, não pode oferecer.

Quando os direitos e deveres do inquilino e do proprietário estão descritos corretamente, você conta com mais uma medida de segurança contra eventuais problemas.

Entendeu como alugar um imóvel de forma segura mas está à procura de mais tranquilidade no processo de locação? Escolha a empresa certa! Ela não apenas cuida de todo o processo de locação como garante o recebimento do aluguel para você. Tudo isso em um processo simples, seguro e confiável.

[fbcomments]