As expectativas do mercado imobiliário para 2020

Home /  Quero alugar um imóvel /  As expectativas do mercado imobiliário para 2020

  • 02/12/2019


O final de 2019 está se aproximando e com isso começam a se desenhar as expectativas do mercado imobiliário para 2020. O cenário do país vem, desde 2018, se estabilizando, e os empresários aumentaram a confiança no mercado.

 

Essa confiança é fundamental para que novos investimentos sejam feitos, empregos sejam criados e a máquina econômica continue rodando. O setor imobiliário está positivo e segue com boas perspectivas.

 

Linha do tempo: os números recentes do setor

 

Os últimos anos foram conturbados para a economia brasileira. No entanto, recentemente as coisas começaram a mudar. Em 2017, o Brasil apresentou um PIB positivo de 1%, mas foi apenas em 2018 que a retomada de crescimento aconteceu efetivamente. E isso refletiu positivamente no mercado de imóveis.

 

Um fator importante para que isso acontecesse foi a taxa Selic, responsável pelos juros da economia, se manter em 6,5%, o menor número da história. O resultado foi um crédito mais barato e com maiores chances de acesso.

 

O crédito imobiliário teve um crescimento de 23% no primeiro semestre de 2018, segundo a Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Ou seja, com mais dinheiro no mercado, há maior possibilidade de vendas e oportunidades para investir.

 

Ainda em 2018, mais especificamente no segundo semestre, foi possível observar um aumento considerável nas vendas e na quantidade de lançamentos do ramo imobiliário. Como consequência dessa movimentação, os preços também começaram a subir, mostrando a recuperação do setor.

 

O desempenho em 2019

 

As vendas acumuladas, entre junho de 2018 e maio de 2019, de unidades residenciais, chegaram a 32,6 mil, segundo o Secovi (Sindicato da Habitação). Isso representa um aumento do mercado imobiliário 2019 de 19,4% em relação ao ano anterior.

 

Agora, estamos vivendo um período com grande potencial de impulso e retomada que deve seguir até 2023, quando o setor começará a se consolidar. Por isso, vale a pena ficar de olho nas oportunidades, pois essa é a hora de investir!

 

Perspectivas para 2020

 

A expectativa é que o mercado imobiliário 2020 comece o ano já aquecido. Os subsídios do governo, o otimismo econômico e a competitividade foram relevantes para que houvesse uma redução das taxas de juros para financiamentos por parte de bancos.

 

Essa movimentação é importante para que o mercado comece a se recuperar, e novos investimentos no setor e em obras aconteçam. Tudo isso contribui para que o consumidor também invista em um imóvel.

 

Tendências que vão impactar o mercado

 

As necessidades das pessoas estão mudando. Com a migração de jovens, que estão ingressando nas universidades e entrando no mercado de trabalho, para os grandes centros, o mercado imobiliário precisa se atualizar.

 

Uma das grandes apostas são os microapartamentos, ideais para quem passa a maior parte do dia fora de casa e usa o local para pernoitar. O nicho está atraindo investidores e pode ser uma boa opção para quem busca vida prática nas metrópoles.

 

Outra tendência do mercado imobiliário para os próximos anos é o conceito de casa conectada. Com o avanço da internet e sua importância ganhando cada vez mais peso, esse recurso logo se tornará indispensável. Isso ajuda a otimizar o tempo e diminuir recursos, afetando diretamente a qualidade de vida das pessoas.

 

O aumento da população sênior também é um fator a ser levado em consideração. Alguns especialistas já dizem que a “economia prateada” é o terceiro maior mercado do mundo. Outro dado relevante é que 60% desse público já usam smartphones e estão no mundo digital, sendo impactados pela internet.

 

Alugar é uma boa escolha

 

Com todo o contexto da crise, o mercado de aluguéis cresceu exponencialmente. Afinal, para adquirir um imóvel é preciso certa estabilidade e planejamento financeiro. Então, o aluguel apresentou alta e, aqueles que possuem mais de um imóvel, conseguiram mais uma fonte de renda.

 

Alugar ainda é vantajoso em diversos casos. É possível morar em um local mais bem localizado, por exemplo. Ou também, alugar por um preço mais em conta, para que, assim, você possa investir a parte do dinheiro que usaria para pagar as parcelas do imóvel próprio.

 

Acompanhe as opções do mercado imobiliário para encontrar a que melhor se enquadra no seu estilo de vida. Faça as contas, o aluguel realmente pode ser mais vantajoso em relação à compra, principalmente para quem tem uma vida em constante mudança.

 

Melhores condições de aluguel é na Lockey

 

Na Lockey, você encontra uma variedade de imóveis, inclusive os apartamentos pequenos que estão se tornando tendência. Utilize os filtros inteligentes do site para encontrar o imóvel ideal mais facilmente.

 

Todo o processo de aluguel acontece de forma on-line, assim, você economiza tempo e consegue ter mais praticidade durante o processo. Além disso, ao escolher o novo lar, não se preocupe com a papelada. Cuidamos de tudo para você!

[fbcomments]