Investimento em imóveis: vale a pena alugar imóvel e investir o dinheiro?

Home /  Quero alugar um imóvel /  Investimento em imóveis: vale a pena alugar imóvel e investir o dinheiro?

  • 18/06/2018


Fazer investimento em imóveis traz uma grande responsabilidade e também muitas dúvidas: afinal, vale a pena fazer um financiamento ou é melhor alugar e investir o dinheiro?

Muitos fazem essa pergunta no momento de escolher um lugar para morar, mas não conhecem realmente as vantagens dessas opções.

Neste post, mostraremos as vantagens de alugar um imóvel e investir o dinheiro que seria utilizado para o financiamento. Confira!

 

Vale a pena alugar um imóvel e investir o dinheiro?

 

É comum pensar que fazer um investimento em imóveis é melhor do que ficar pagando aluguel, com a ideia de que, pelo menos, estará pagando por “algo que é seu”. Você já ouviu alguém falando isso, não é? Porém, essa ideia não poderia estar mais errada.

Com um bom planejamento financeiro, focando em investir o dinheiro do financiamento, você vai ver que optar por alugar um imóvel pode trazer diversas vantagens. Vamos mostrar algumas.

 

Redução de gastos com financiamento

 

O valor do aluguel é estipulado no começo do contrato e, normalmente, é reajustado a cada ano de acordo com a taxa utilizada. Já o financiamento tem um valor de juros cobrado mensalmente, além da atualização monetária.

Além disso, pode haver outras taxas que devem ser pagas em razão do financiamento, dependendo da instituição financeira que o realizou, fazendo com que o negócio tenha um custo efetivo total (C.E.T.) bem mais elevado que o valor do imóvel.

Por isso, ao alugar um imóvel é possível reduzir bastante os gastos, tendo em vista que você não precisará arcar com juros e taxas, apenas com a correção anual indicada no contrato, e ainda poderá negociar com o proprietário.

 

Menos dor de cabeça

 

Alugar um imóvel é uma tarefa que pode ser bem fácil, dependendo de quem intermediará o negócio, do proprietário e do seu conhecimento sobre isso.

Já a aprovação de um financiamento é sempre burocrática, tendo em vista que a instituição financeira pedirá documentos específicos, incluindo comprovantes de renda, papéis do imóvel que devem ser solicitados em cartórios etc.

Cada procedimento dependerá do banco, mas, em qualquer cenário, alugar uma residência é mais fácil do que fazer um investimento em imóveis com um financiamento.

 

Ganhos com o investimento

 

Com o dinheiro que você economizou ao não ter que bancar a entrada de um imóvel, é possível fazer diversos investimentos, como tesouro direto, aplicações financeiras, mercado de ações etc.

Os lucros obtidos vão auxiliar no aumento do seu capital para comprar um imóvel à vista ou ter um valor maior para poder negociar a casa dos seus sonhos no futuro.

Muitos pensam que o pagamento de aluguel substitui as parcelas do financiamento. Porém, o valor do financiamento costuma ser bem mais elevado que o das parcelas, além de ser necessário desembolsar o valor da entrada.

Ou seja, investindo o valor da entrada e a diferença entre o valor do aluguel e as parcelas, em alguns anos você terá dinheiro suficiente para comprar um imóvel sem precisar passar por toda a burocracia (e custos) de um financiamento.

 

Como é o procedimento para alugar um imóvel?

 

O primeiro passo para alugar um imóvel é procurar um lugar interessante e pesquisar o valor de mercado, para não cair em negócios que possam trazer prejuízos e gastos desnecessários. Após achar o local ideal, é hora de entrar em contato com o proprietário para negociar valores, analisar o contrato e formalizar o negócio.

Para facilitar esse processo, conte com uma intermediadora especializada. Assim, tudo fica mais simples e com menos dor de cabeça: você já terá um contrato pronto para analisar e verificar todas as condições, valores e datas de pagamentos, além de realizar uma vistoria no imóvel.

É possível fazer tudo isso de forma online, sem burocracia e sem afetar a segurança no negócio ou as garantias em relação ao contrato. Dessa forma, fica bem mais fácil alugar um imóvel para morar!

Pronto, agora você já sabe identificar quando vale a pena optar pelo aluguel ou fazer um investimento em imóveis, aproveite e siga nossas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Instagram — para acompanhar as atualizações!

[fbcomments]