Morar em capital vale a pena? Veja o custo de vida em BH

Home /  Quero alugar um imóvel /  Morar em capital vale a pena? Veja o custo de vida em BH

  • 05/11/2019


Está pensando em se mudar para a capital mineira? Analisar o custo de vida em BH é um dos primeiros passos antes de tomar a decisão final. Mas, não se preocupe, as perspectivas são positivas.

Belo Horizonte consegue viver no ritmo de uma capital, mas sem perder o charme do interior. A metrópole é arborizada e com diversos programas culturais para você aproveitar.

 

Bons salários

 

Antes de falarmos do custo de vida em BH, é importante destacar os altos salários da capital mineira. A cidade é um dos polos tecnológicos do país e é possível encontrar boas oportunidades de trabalho e salários competitivos.

Em 2018, a média salarial da população girava em torno de 3,5 salários mínimos. Com esse valor, é possível morar de forma confortável e apostar em lazer aos finais de semana.

 

Custo de vida em Belo Horizonte

 

O custo de vida em BH é similar aos de outras capitais do país, afinal, ela é um dos centros econômicos do Brasil e concentra diversas atividades importantes. Além disso, a região está sempre na rota de quem escolhe conhecer as cidades históricas e a boa culinária mineira.

Se você está vindo de uma capital como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Brasília, não vai sentir muita diferença nos preços para viver em BH. O valor cobrado no transporte público e nas refeições são parecidos – a média de um almoço é R$ 20,00, por exemplo.

 

O seu estilo de vida é importante

 

Para saber quanto custa morar em BH é preciso analisar qual é o seu estilo de vida. Você prefere morar no centro e em bairros de alto nível? Está vindo com a família ou sozinho? Gosta muito de sair aos finais de semana?

Cada pessoa tem um perfil e isso impacta diretamente naquilo que chamamos de custo de vida. Quem costuma sair para comer sempre, tem um custo de vida diferente das famílias que preferem fazer as refeições em casa, por exemplo.

Quem aprecia a boa gastronomia, gosta de ir ao teatro e shows, provavelmente terá seu custo de vida em BH mais alto. Também é possível encontrar um leque de programas na natureza, como trilhas e outras atividades ao ar livre na capital e cidades próximas.

Uma das vantagens de morar em Belo Horizonte é que, ao contrário de outras capitais, não se gasta tanto tempo no trânsito, por exemplo. Então, você aproveita melhor a cidade, o que impacta diretamente na sua qualidade de vida.

 

Morar sozinho pode ser mais custoso

 

Assim como em São Paulo e no Rio de Janeiro, morar sozinho em BH pode fazer com que o seu custo de vida seja mais alto. Afinal, ter um imóvel apenas para você pode ser dispendioso.

Isso porque, além de pagar o aluguel sozinho, é preciso arcar com os gastos de luz, água e, dependendo, condomínio. Por isso, é importante considerar dividir o local com mais uma pessoa se quiser que o seu dinheiro renda mais no final do mês.

 

Qualidade de vida

 

Apesar do custo de vida ser parecido com o de outras capitais, a qualidade de vida pode ser muito superior. Um dos pontos que os mineiros mais gostam é ter a opção de aproveitar o agito da metrópole sem perder o ar interiorano.

Na cidade, você encontra bairros para todos os estilos de vida. Se está buscando apartamento para alugar em BH, por exemplo, você pode encontrar regiões com mais ou menos movimento. Opções próximas ao centro são mais cosmopolitas, enquanto as mais afastadas podem ser ideais para famílias que buscam um ambiente calmo.

 

Veja como encontrar o seu lar ideal

 

Para escolher onde morar, primeiro é preciso analisar se você busca um apartamento ou uma casa. Além disso, é importante conhecer mais sobre cada bairro da cidade. Neste post, falamos sobre os melhores bairros para morar em BH.

Qual o tamanho do imóvel que você procura? Isso será imprescindível para encontrar casas para alugar em BH ou apartamentos. Escolha uma opção que caiba no seu bolso e se ajuste à sua rotina. Escolher um lugar maior que o necessário pode ser ser difícil de manter e limpar ao longo dos dias.

Na Lockey, você usa filtros inteligentes para encontrar aluguel de apartamento em BH. É possível pesquisar diretamente os bairros e a faixa de preço ideais para você.

Também é possível analisar boas opções de casa para alugar BH e agendar uma visita para conhecer melhor o imóvel. Toda a parte de pesquisa e agendamento é feita sem sair de casa para que você otimize seu tempo e tenha mais praticidade no processo de encontrar o novo lar.

 

Negocie e feche o contrato de forma online

 

Ao alugar casa em BH, você pode negociar o preço diretamente com o proprietário. Fechado o valor, a Lockey ajuda a cuidar de toda a parte burocrática. Dessa forma, você não precisar gastar horas nas filas de cartórios.

O contrato também é feito on-line para a sua comodidade. Só facilidades, não é mesmo? Na Lockey, é possível encontrar o melhor preço e o imóvel no bairro que mais combina com o seu estilo de vida!

[fbcomments]