Quais os riscos de alugar um imóvel por conta própria

Home /  Quero alugar um imóvel /  Quais os riscos de alugar um imóvel por conta própria

  • 16/04/2018


A locação de uma propriedade pode ser muito lucrativa, mas merece toda a atenção do proprietário, pois esse tipo de transação envolve uma série de detalhes e fatores para que as partes envolvidas fiquem efetivamente satisfeitas. Dentro dessa realidade, conhecer os riscos de alugar um imóvel por conta própria é fundamental.

Muita gente cai na tentação de tentar fazer tudo por conta própria, mas essa escolha também pode ser responsável por problemas e gerar uma bela dor de cabeça no futuro. Quer evitar que isso aconteça com você? Então não deixe de conferir o conteúdo que preparamos sobre o tema!

 

O risco de fazer tudo por conta própria

O mercado imobiliário é muito valorizado no Brasil, mas também precisamos considerar que vivemos em um país extremamente burocrático. Por isso os contratos de locação são repletos de detalhes e alíneas que podem assustar quem não está acostumado com esse tipo de negociação.

Sendo assim, contar com a ajuda de quem entende do ramo é muito importante para ficar seguro e o melhor é que isso pode ser feito de maneira dinâmica. Uma boa ideia, por exemplo, é dar preferência para plataformas online de aluguel, pois elas fazem a mediação dos aspectos burocráticos da locação, além de promover a divulgação do imóvel.

 

Desvantagens de fazer tudo sozinho

 

Dificuldade em avaliar a confiabilidade do locatário

Uma das maiores desvantagens de alugar um imóvel por conta própria é que o locador, como qualquer pessoa comum, não possui as ferramentas adequadas para avaliar a confiabilidade do locatário. Dessa maneira, você pode correr o risco de fechar um contrato ainda tendo dúvidas sobre a idoneidade da pessoa.

Uma plataforma especializada, por sua vez, dispõe de mecanismos próprios para isso, além de ter a expertise no setor. Ela fica responsável por analisar os dados e o histórico dos candidatos a locar sua propriedade, traçando um perfil adequado para que a transação ocorra sem problemas, dando segurança para todas as partes envolvidas.

 

Falta de conhecimento dos trâmites burocráticos

Outro dos riscos de alugar um imóvel por conta própria é que, com essa escolha, o proprietário precisaria cuidar de toda a burocracia do contrato. Esse documento não é nada simples de ser redigido e pode causar confusão até para advogados não especializados no mercado imobiliário.

Dentro desse contexto, contar com ajuda profissional, mais uma vez, é uma opção inteligente e que pode livrar o dono da unidade de problemas. Profissionais com experiência no setor colocam todas as cláusulas essenciais, garantindo que tudo seja cumprido ou que ao menos haja o respaldo legal no caso de alguma discórdia.

 

A possibilidade de desgaste na relação

Por fim, ao alugar um imóvel por conta própria, é você quem deve lidar com o locatário e isso pode gerar um desgaste na relação de vocês. Quando você conta com uma empresa especializada no ramo, é ela quem faz essa mediação, evitando o contato direto e impondo mais profissionalismo.

Caso haja algum atraso no pagamento, por exemplo, as multas e penalizações já estarão previstas em contrato, bem como as garantias locatícias, como o cheque caução ou o fiador.  O mesmo vale para discussões sobre reajustes do aluguel, responsabilidades sobre reformas e obras que a unidade possa demandar.

E agora, entendeu melhor quais os riscos de alugar um imóvel por conta própria? Gostou desse conteúdo? Então que tal ler nosso artigo sobre a responsabilidade civil do proprietário de imóvel?

[fbcomments]