Quanto pagar de aluguel para não sobrecarregar suas finanças?

Home /  Quero alugar um imóvel /  Quanto pagar de aluguel para não sobrecarregar suas finanças?

  • 08/08/2018


Morar em um local que ofereça uma boa qualidade de vida é uma das principais metas pessoais de qualquer indivíduo e, por isso mesmo, escolher o lugar perfeito é sempre um tremendo desafio. Diante desse contexto, saber quanto pagar de aluguel para não sobrecarregar suas finanças é muito importante.

O fato é que esse é um setor com muitas alternativas, sobretudo nos grandes centros urbanos, e isso pode causar alguma confusão. No entanto, com algum conhecimento sobre as suas reais necessidades e os preços praticados no segmento, você pode fazer a escolha certa. Confira o conteúdo a seguir e descubra como.

 

Quando é uma boa ideia optar pelo aluguel?

 

Embora muitas pessoas achem que comprar a casa própria seja a opção mais inteligente, apostar na locação pode ser uma boa alternativa. Isso fica claro, por exemplo, se pensamos em financiamentos: a maioria dos bancos cobra cerca de 20% do valor do imóvel de entrada. De cara, quem não tem essa quantia, não tem como realizar esse tipo de aquisição.

Outro fator que jamais pode ser desprezado são as taxas de juros, pois elas podem comprometer completamente a sua renda familiar e mudar totalmente o padrão de vida do novo proprietário. Quando são muito altas, como geralmente ocorre no Brasil, elas podem fazer com que você pague muito mais do que a unidade vale.

Atualmente, os custos de uma locação residencial oscilam entre 0,4 e 0,8% do valor total da propriedade. Locar compensa quando o que você for pagar não passar de 0,5%. Nesses casos, você pode colocar o dinheiro em uma poupança ou em outras aplicações com rentabilidades superiores e, dessa forma, quitar o aluguel somente com os juros.

 

Qual o valor ideal de um aluguel?

 

Além de tudo, é muito importante que você considere a sua renda líquida na hora de compreender se pode ou não arcar com a locação de uma casa ou um apartamento de seu interesse. Recomenda-se, por exemplo, que os valores gastos com o aluguel não sejam superiores a 30% dos seus rendimentos.

É importante entender que isso representa um pouco menos de um terço dos seus ganhos mensais e tudo isso estará comprometido apenas com a moradia, sem considerar outras despesas. Trata-se de um limite importante para que você mantenha o seu controle orçamentário para permanecer adimplente e não acabar se endividando.

 

Como encontrar o aluguel no valor certo?

 

Uma vez que você já sabe quanto pagar de aluguel, chega a hora de descobrir como achar um imóvel compatível com o que você tem de orçamento. Uma boa ideia, por exemplo, é apostar nos sites de empresas do setor e nos portais imobiliários, que vêm ganhando muito espaço ultimamente nesse segmento.

Existem organizações nas quais todos os trâmites são feitos digitalmente, com a proposta de simplificar as locações de propriedades. O processo se torna mais simples e você não precisa se preocupar com fiadores e outras garantias. Tudo é online, do agendamento da visita à assinatura do contrato.

Agora já sabe melhor quanto pagar de aluguel? Gostou do conteúdo? Então que tal assinar a nossa newsletter?

[fbcomments]