Saiba quais são os riscos do aluguel direto com o proprietário

Home /  Quero alugar um imóvel /  Saiba quais são os riscos do aluguel direto com o proprietário

  • 17/08/2018


Na hora de procurar um imóvel para alugar, algumas pessoas acreditam que o aluguel direto com o proprietário é mais vantajoso, por proporcionar mais agilidade e um valor mais baixo no negócio.

Porém, esse pode ser um grande erro. Na verdade, as empresas especializadas em locação são importantes para que o locador e o inquilino tenham mais segurança.

Quer saber o motivo? Então confira este post e conheça os principais riscos de alugar um imóvel direto com o proprietário!

 

Não conhecer a legislação

 

O contrato de aluguel determina os direitos e obrigações das partes, mas ele deve ser elaborado de acordo com as regras previstas pela lei. Não conhecer essas normas traz grandes riscos para o inquilino, que poderá assumir obrigações que não são suas e ter outros prejuízos.

São diversas questões que devem estar previstas para garantir os direitos do locador e do locatário, abordando assuntos como:

As empresas que trabalham com locação contam com apoio jurídico especializado para a elaboração de contrato, ou seja, ele é elaborado seguindo todas as regras indicadas na legislação. Além disso, elas se responsabilizam pela análise dos documentos para garantir que está tudo certo entre as partes e com o imóvel. Assim, você terá mais segurança na hora de fechar negócio.

 

Pagar mais do que o valor de mercado

 

Também é importante que a locação tenha um valor justo, mas, no caso do aluguel direto com o proprietário, infelizmente, as chances de você pagar mais do que ele vale são maiores. Afinal, o locador não tem o conhecimento de mercado para fazer uma boa avaliação.

Por outro lado, os corretores de imóveis sabem o que observar na hora de determinar o preço, considerando as características do imóvel e da região, principalmente, porque eles também trabalham com outras opções.

Dessa forma, você terá mais segurança sobre o valor pedido, além de poder fazer comparativos com outros imóveis ofertados pela mesma empresa, aumentando as suas opções de aluguel e auxiliando na busca pelo melhor preço.

 

Desgastar o relacionamento

 

O relacionamento entre o proprietário e o inquilino também é muito importante durante a vigência do contrato, e ter uma empresa para intermediar essa relação evitará desgastes desnecessários.

Reajuste do aluguel ou necessidade de obras e reparos no imóvel, por exemplo, são questões que podem gerar atritos entre as partes e causar problemas. Todas as pendências serão tratadas com a empresa responsável, que entrará em contato com a outra parte.

Os profissionais sabem quais são as obrigações de cada um e, sempre que necessário, atuam esclarecendo essas responsabilidades e atuando na linha de frente. Assim, não é preciso entrar em atrito e o estresse será menor quando um problema precisar ser resolvido, facilitando a manutenção de um bom relacionamento.

Viu só? Mesmo que alguns acreditem que o aluguel direto com o proprietário é um ótimo negócio, é fundamental contar com o apoio de empresas especializadas e bem-conceituadas para intermediar a locação e garantir mais tranquilidade na hora de alugar um imóvel.

Está procurando um imóvel para alugar e não quer correr riscos? Então entre em contato com a gente para conhecer as opções que a Lockey disponibiliza para um aluguel seguro e sem burocracia!

[fbcomments]