• 21/08/2018
  • Lockey

Veja as vantagens do aluguel a longo prazo!



Ter a casa própria e não precisar mais alugar um imóvel é o sonho da maioria das pessoas, mas você sabia que esta pode não ser a melhor opção? Na verdade, o aluguel a longo prazo pode oferecer diversas vantagens.

Apesar de ser frequente ouvir pessoas falando que comprar um imóvel é o melhor investimento e que pagar aluguel é jogar dinheiro fora, quando se coloca tudo na ponta do lápis, as informações são bem diferentes.

Não acredita? Então confira este post e entenda quais os benefícios de morar de aluguel!

 

Melhor rentabilidade em investimentos

 

Optar pelo aluguel a longo prazo é um ótimo negócio graças à rentabilidade dessa opção. Primeiramente, é importante saber que o retorno de investimento na compra de um imóvel é um dos mais baixos: ele tem custos com manutenção, reformas e outras despesas. Além disso, a valorização do imóvel e valor do aluguel são imprevisíveis, de modo que a compra se torne um investimento de alto risco.

Agora você deve estar pensando: “de qualquer forma, será que não compensa mais eu pagar as parcelas de algo que é meu, ao invés de ficar pagando aluguel para outra pessoa?”. Mas a resposta é não, não compensa.

O primeiro ponto é que os valores pagos de aluguel e em uma parcela de financiamento no mesmo apartamento não são iguais. Os financiamentos costumam ter mensalidades bem mais altas, ou seja, você vai ter que escolher um imóvel muito inferior para conseguir fechar negócio, caso queira gastar o mesmo valor do que se optasse por alugar.

Investindo o dinheiro que você gastaria com as entradas, somado à diferença entre as parcelas e o valor do aluguel, você consegue ótimos retornos em outros tipos de investimentos, sem precisar passar pelas burocracias de um financiamento, que normalmente são bem chatas e desgastantes.

 

Facilidade para aquisição de um imóvel no futuro

 

Você vai ter mais facilidade para fazer um bom planejamento financeiro com a rentabilidade do aluguel, guardando valores sem se comprometer com um financiamento de 30 anos e, no futuro, poder comprar a sua casa.

Até lá, você vai aproveitar diversas vantagens, conhecer melhor as localidades para morar e, até mesmo, identificar quais são as suas reais necessidades em um imóvel. Ou seja, o aluguel a longo prazo é um investimento para o seu futuro, que vai ajudar na escolha da casa própria.

Pensa só: guardando dinheiro mensalmente e buscando bons investimentos, ao final do que seria um prazo de financiamento, você terá muito mais capital, de modo que poderá negociar com mais facilidade. Pagamentos à vista, além de evitar que você tenha uma dívida de anos, também garantem melhores condições na hora de discutir o preço com o proprietário.

 

Tranquilidade sobre o tempo de permanência

 

Vamos imaginar o seguinte cenário: você achou um ótimo imóvel, decidiu comprar, usou a sua reserva financeira para pagar a entrada e se comprometeu com um financiamento de 30 anos. Sonho realizado, não é?

Mas depois de algum tempo você recebe uma ótima proposta de emprego em outra cidade, uma oportunidade de intercâmbio ou se depara com qualquer outra situação que exija que você se mude.

Com um financiamento pendente, você precisará arcar com as parcelas do seu imóvel e com um novo aluguel para se mudar. Outra opção seria vender sua propriedade para recuperar o seu investimento e não ficar com essa despesa. Contudo, essa não é uma tarefa fácil, principalmente se você estiver pensando em recuperar todo o valor investido.

Além disso, mesmo em situações mais simples, a liberdade de poder se mudar sem grandes preocupações é um ótimo benefício. Uma oportunidade mais próxima do seu trabalho ou do colégio dos seus filhos, a necessidade de uma casa maior pela chegada de um novo membro da família ou, até mesmo, problemas relacionados ao imóvel ou à vizinhança.

Nessas situações, morando de aluguel você poderá se mudar com mais tranquilidade. Basta ter cumprido o prazo mínimo determinado no contrato ou arcar com o valor da multa — que, dependendo da situação, pode até valer a pena. O importante é que você não terá nenhum comprometimento de longo prazo em relação à permanência no imóvel.

 

Flexibilidade no orçamento

 

Outra grande vantagem é que, morando de aluguel, você tem mais flexibilidade em relação ao seu orçamento. Com um bom retorno na sua profissão e um aumento dos rendimentos, se a família quiser se mudar para um apartamento maior, o procedimento é bem mais simples: basta notificar o locador e buscar a sua nova moradia.

Em caso de problemas financeiros, o procedimento é o mesmo. Você poderá buscar opções mais adequadas ao seu orçamento e se mudar. Ou seja, a liberdade proporcionada pelo aluguel não está relacionada apenas à vontade de trocar de residência, mas à flexibilidade para adequar a sua moradia de acordo com o padrão de vida que você consegue e quer bancar.

 

Menos custos com o imóvel

 

Os imóveis geram diversos gastos com manutenção e, muitas delas, são de responsabilidade do proprietário, mesmo quando ele está alugado. Alguns exemplos de gastos que você terá sendo o dono são:

  • despesas extraordinárias de condomínio, como fundo de reserva e reformas;
  • consertos referentes à estrutura do imóvel;
  • reformas e benfeitorias necessárias para manter as condições de moradia para o inquilino.

Ou seja, mesmo que o locatário precise se responsabilizar pela manutenção e alguns pagamentos referentes ao imóvel, ele sempre vai gerar algumas despesas.

Por outro lado, ao morar de aluguel, você vai se comprometer a entregar o imóvel nas mesmas condições em que o alugou, conforme laudo de vistoria, mas não precisará arcar com as despesas que citamos antes, ou seja, você terá mais tranquilidade com o seu orçamento.

Viu só? Apesar de ser comum ouvir o contrário, a realidade é que o aluguel a longo prazo é uma ótima alternativa para quem busca mais tranquilidade, flexibilidade e rentabilidade no seu dia a dia.

Se você já se convenceu que o aluguel a longo prazo é uma boa opção e está busca do imóvel ideal, aproveite para entrar em contato com a gente e conheça as opções que a Lockey tem para oferecer!

[fbcomments]